Quais são os Benefícios do Chá Verde

chá-verde-benefícios-saúde

 

O Chá verde é extraído da planta Camellia sinensis, e a qualidade da planta e seus benefícios para a saúde é reconhecida no mundo inteiro. A planta é muito popular no oriente, principalmente China e Japão, por conta de suas grandes propriedades antioxidantes.

O chá é um termogênico, ou seja, acelera o metabolismo humano, fazendo com que as calorias sejam consumidas de forma mais rápida.

O preparo do Chá verde é diferenciado em relação ao aquecimento da água. Não se deixa atingir a fervura completa para o consumo, pois assim evita-se um pouco do gosto amargo proveniente da planta.

Lista com os Principais Benefícios do Chá Verde à Saúde

Grande Quantidade de Antioxidantes: Devido à catequina (fitonutriente da família dos polifenóis) presente no chá verde, os radicais livres são combatidos pela sua ação. Além disso, a bebida previne doenças como câncer, devido ao alto poder antioxidante da planta.

Sensação de Bem Estar: Ocorre pela ação de um aminoácido presente chamado L-teanina que, chega ao cérebro e estimula a produção de dopamina e serotonina, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem estar. Mais do que isso, os seus flavonoides controla a noradrenalina, que é um hormônio relacionado com a ansiedade.

Clique para Conhecer os Segredos do Chá Verde

Auxilia a Digestão: Ha substâncias em sua composição que aumentam os sucos gástricos que formam a flora intestinal e são responsáveis por ajudar na digestão dos alimentos.  Essas substâncias estimulam bactérias necessárias para o bom funcionamento do intestino e também melhoram a imunidade.

Bom para o Cérebro: Um estudo feito na Austrália mostrou que o chá verde pode proteger o cérebro de alguns tipos de demência. Isso devido à presença de polifenóis na bebida que podem ter propriedades neuroprotetoras. No entanto, esses estudos ainda são preliminares, devendo ser mais aprofundado o real benefício dos polifenóis ao cérebro.

Aumenta a sensação de Saciedade: Pesquisas mostram que as catequinas interagem com o hormônio relacionado à sensação de saciedade. Isso significa que o consumo do chá em doses recomendadas inibe a vontade de comer mais do que o necessário.

Acelera a Queima de Gordura: O efeito termogênico do chá verde acelera o metabolismo do organismo, queimando mais energia. Sendo assim, seu consumo auxilia na redução do acúmulo de gordura no corpo.

Redução do Colesterol Ruim: As catequinas novamente aparecem como um dos polifenois benéficos para o organismo. Desta vez elas trabalham juntamente com os taninos, com o poder de auxiliar na redução e absorção do colesterol LDL que consumimos.

Bom para a Pele: Os antioxidantes presentes na planta combatem o envelhecimento celular, além de ajudar na hidratação da pele, deixando-a mais saudável.

Continue Lendo em Chá Verde Emagrece

Fontes:

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/16714-cha-verde-bebida-que-ajuda-a-diminuir-a-gordura-corporal

http://www.tuasaude.com/beneficios-do-cha-verde/